31
Jan 09
publicado por Alexandre Veloso, às 13:52link do post | comentar

Não vou aqui pronunciar-me sobre o caso Freeport porque acho que este é um assunto que deve primeiro ser avaliado pela Justiça para depois serem feitos juízos de valor sobre o comportamento dos envolvidos.

 

Mas há neste caso muita coisa obscura e há realmente pessoas que não estão a dizer a verdade. A ver vamos quanto tempo mais o PM aguenta-se. Mas neste momento não creio que exista razão para este demitir-se.

 

Não creio que exista uma campanha da comunicação social para atingir quem quer que seja, apesar de em alguns casos ser difícil acreditar nisso. A função da imprensa é informar as pessoas e não jogar o jogo político e defender o indefensável. Quem é adepto da teoria da cabala política devia parar por um segundo e pensar no que é mais certo um jornal fazer: fingir que nada se passa, não investigar nada e limitar-se a defender os envolvidos ou investigar tudo o que for possível, todas as pontas soltas para dessa maneira se chegar a  descobrir a verdade?

 

Se não houvesse investigação jornalística, Bob Woodward e Carl Bernstein jamais teriam obtido as informações que despoletaram o caso Watergate e que culminou na demissão do Presidente Richard Nixon.

 

Se não houvesse investigação jornalística, nunca se teria descoberto o célebre caso Irão-Contras, que quase derrubou a Administração Reagan.

 

Se não houvesse investigação jornalística, nunca os franceses teriam ficado a conhecer o envolvimento dos seus Serviços Secretos no caso "Rainbow Warrior".

 

Afinal se não houver investigação jornalística, qual a função da imprensa? O que afinal pensam que deveria ser feito pela imprensa aqueles que defendem a teoria da cabala política?

 

PS. deixo aqui o link para a coluna desta semana de José António Saraiva no semanário "SOL". Acho que muito do que ele diz é bastante pertinente para tentar entender o caso Freeport.

 

http://sol.sapo.pt/blogs/jas/archive/2009/01/31/Watergate-_E000_- portuguesa_3F00_.aspx#comments

 


Ler
pesquisar neste blog
 
arquivos
blogs SAPO