29
Abr 09
publicado por Alexandre Veloso, às 14:38link do post | comentar

 Num momento em que se fala de um possível Governo de Bloco Central não é difícil perguntarmo-nos: como será possível dois partidos tão diferentes unirem-se para formar um Governo?

 

 Com o PS cada vez mais instável, o que o PSD deveria fazer era aproveitar-se das fragilidades que o Governo vem apresentando para endurecer a campanha e assim chegar mais perto do topo nas intenções de voto. Falar tão cedo do Centrão, e depois recuar, só mostra conformismo perante as sondagens que só colocam o PSD no segundo lugar, o que num país onde só dois partidos tem reais capacidades de governar, significa ser o primeiro dos últimos.

 

 No caso do PS ganhar sem maioria absoluta, o que é bastante provável, ao PSD restarão duas alternativas: ou alia-se ao PS, caso este assim o queira, para formar um Governo que pudesse navegar em águas mais tranquilas, ou fica na Oposição, o que num país com um governo de minoria é sempre uma faca de dois gumes, porque ou chumba as medidas propostas pelo Executivo e assim desgasta o Governo, já pensando em eleições antecipadas, o que seria uma posição extremamente eleitoralista, ou coopera com o Governo de forma a melhor governar o país em tempos de crise, o que seria uma posição mais realista, mas que desagradaria alguma áreas do partido.

 

 Penso que um Bloco Central poderia ser uma boa solução, mas que dificilmente irá para a frente porque PS e PSD não concordam em nada. Tem visões diferentes em relação a investimentos públicos, à criminalização do enriquecimento ilícito, à política educativa, à política de saúde, aos impostos, à utilização dos fundos comunitários, ao papel do Estado, ao aumento dos subsídios de desemprego e ainda muitos outros.

 

 Com tantos contras, como é possível imaginar uma aliança PS/PSD? 

 

 Em relação à pergunta do título deste post a minha resposta é sim, no caso de um governo de minoria. Agora resta saber a opinião dos políticos e da população em geral.  


Ler
pesquisar neste blog
 
arquivos
blogs SAPO