16
Dez 08
publicado por Alexandre Veloso, às 12:28
editado por Fábio Matos Cruz às 21:41link do post | comentar

Manuel Alegre criou, com as suas declarações no Fórum das Esquerdas, uma verdadeira onda de choque nos partido políticos, principalmente na ala mais à esquerda.

A criação de um novo partido pode vir a ser desastrosa para o PS, pois veria a sua hipótese de revalidação da maioria absoluta muito diminuída. Para não falar da perda de militantes, que poderiam embarcar num novo projecto político juntamente com Alegre. Porque ninguém pense que não existem mais vozes discordantes no interior do PS, e até mesmo na bancada parlamentar.

José Sócrates tenta ignorar o eco que as declarações de Alegre vão criando, finge que não se importa, demontra que não está minimamente preocupado. Acho que Sócrates é, como dizia Fernando Pessoa, um fingidor.

O desafio do PS será, na hipótese de ser criado um novo partido à esquerda, estancar a hemorragia que será provocada pela deserção de alguns militantes.

Com a crise dos professores, que já se arrasta há demasiado tempo, com a provável entrada do país em recessão (ou entrada num período de menor desenvolvimento económico; recessão é palavra proibida em São Bento) e com a subida do défice, tudo o que o PS não precisa é ter de entrar em guerra aberta com um dos seus fundadores.

Já agora, como reagirá Sócrates se tiver de atacar Alegre na pré-campanha? Com prudência ou com ressentimento pela falta de apoio que Alegre quase sempre demonstrou?

E outra pergunta que acho interessante e para a qual não há resposta possível neste momento: o que pensa Mário Soares a respeito das atitudes de Manuel Alegre? Tudo o que for dito neste momento serão apenas conjecturas sobre os pensamentos de outro dos founding fathers do PS. Talvez daqui a alguns meses seja possível saber o que realmente Mário Soares pensa sobre o assunto.

 

Nota: penso que Soares não deve estar a apreciar nada a possibilidade de cisão no seio do PS. Mas isto é só uma conjectura.

 


Ler
pesquisar neste blog
 
arquivos
blogs SAPO