Manuela Ferreira Leite propôs um debate com o Primeiro-Ministro com o objectivo de debater a situação económica do país. O Governo recusou. Confesso que seria interessante assistir a esse debate para ver como Sócrates faria frente a uma economista com créditos firmados como Ferreira Leite. Tenho a certeza que iria espalhar-se ao comprido.
Em aspectos económicos a principal diferença entre ambos é que num período de crise, como em 2002 e 2003, enquanto Manuela, que era ministra das finanças, teve a coragem de elaborar um Orçamento duro que obrigou os portugueses a apertar o cinto, o PM propõe um Orçamento fantasioso, irreal e impraticável. Sócrates viveu na ilusão durante os últimos meses, ignorando os mais diversos sinais de que a recessão (Perdão. Na linguagem socrática este é um termo proibido. Fica melhor dizer: período de menor crescimento económico) vinha aí.
Agora que a recessão chegou é preciso rever o Orçamento para dar-lhe um cunho mais realista e não tão utópico. Este Orçamento Rectificativo (Perdão. Na linguagem socrática fica melhor dizer orçamento suplementar ou adicional) só vem dar razão a todos aqueles que criticaram o PM ao longo de todos estes meses.
Com:
- recessão
- crise dos professores
- divergências com o Presidente
- o ministro da Agricultura debaixo de uma chuva de críticas
- a provável derrota do governo na questão dos Açores (esperem pelo Tribunal Constitucional)
- futuras obras públicas de discutível necessidade
- Manuel Alegre cada vez mais contra as políticas socráticas
eu pergunto: Quais são os motivos que o partido do Largo do Rato tem para rir?
Na minha opinião, nenhuns. Porque tudo o que o Governo faz de mal reflecte-se nas pessoas que não tem o que comer ou não tem onde dormir ou não tem dinheiro para pagar as contas no final do mês.
Para estas pessoas, e também para mim, a péssima forma como o PM tratou a anunciada entrada do país em recessão, negando-a veementemente, é que é motivo de riso e também de preocupação e não o que Manuela Ferreira Leite diz ou pensa, porque o PSD é oposição e o PS, infelizmente, é Governo.
Para mim já não há é paciência para este PM e para o seu sorriso hipócrita.